terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Point of view - 08/02



O Ibovespa encerrou o dia com alta de 0,60% aos 63.153 pontos e volume financeiro de R$8,4 bilhões. A sessão foi marcada pelo vencimento de opções de ações com destaque para a Petrobras e Vale. Por enquanto não a movimentação de fluxo estrangeiro positivo na ponta compradora (saldo).

Conforme o gráfico do Ibovespa diário acima, notamos que os preços ainda estão trabalhando acima da LTA primária pós-crise out/2008. Esse suporte é forte porque também coincide com o suporte do Fibonacci. Para os mais agressivos na ponta compradora devem estopar seus ativos, caso os preços venham a trabalhar abaixo do triângulo ou do Fibo nos 61.340 pontos.

Provavelmente, o Ibovespa começara a trabalhar na região do triângulo até decidir o novo rumo a ser tomado no médio prazo. Muito difícil de operar nessa região, porque ao mesmo tempo os preços estão abaixo da média de 20 dias, o que sugere cautela tanto para operar na posição comprada como vendida.

Caso perca o suporte dos 61.340 pontos, teremos pela frente a região dos 58.500 pontos (média de 255 dias) ou até mesmo a região dos 55.000 pontos (ponto de forte retração do fibonacci de 61,8% e vários topos e fundos anteriores).

Os preços trabalhando dentro do triângulo, abaixo da média de 20 dias, fluxo estrangeiro com saldo negativo no curto prazo, incertezas a respeito de alguns países europeus (Espanha, Grécia e Portugal) e ainda sobre a nova regulamentação do sistema financeiro americano e mundial. Todas essas características acabam gerando expectativa e dúvidas sobre o comportamento do Ibovespa no médio e longo prazo. A volatilidade dos preços começou a retornar, por isso, cautela é fundamental, pois os riscos estão cada vez mais altos.

Quem não se lembra da correção de 2008! com mais de cinco circuit breker durante toda a queda, demonstrando forte volatilidade dos preços. Recordo que num desses dias acompanhei a CSNA3 com queda de mais de -25% num único dia.

Definição de circuit breaker: é ativado quando o Ibovespa atingir um limite de baixa de 10% em relação ao fechamento do dia anterior interrompendo o mercado por 30 minutos todos os negócios na Bovespa.

Em relação, a recomendação de ativos, enquanto os preços do Ibovespa forem negociados abaixo da média de 20 dias, o melhor a fazer é manter cautela na posição compradora.
.
Bons trades

Nenhum comentário:

Postar um comentário