quinta-feira, 16 de abril de 2009

Point of view - 16/04

Mesmo com o Ibovespa mostrando força compradora no dia de hoje, ainda fechamos abaixo dos 46.500 pontos, um pouco desconfortável para os touros e uma dúvida para os vendidos (ursos). O índice encerrou com alta de 1,66% aos 46.024 ptos. Podemos dizer que foi um dia em que os indicadores americanos colaboraram, tendo em vista que o número de pedidos de seguro desemprego ficou abaixo do previsto e o JP Morgan apresentou lucro líquido de US$ 2,1 bilhões no primeiro trimestre.

Aquele martelinho (candle de reversão) que o Ibovespa deixou ontem em cima da média móvel de 8 dias realmente se concretizou com a alta de hoje. Além da alta do Ibovespa, citei alguns ativos que poderiam dar continuidade de alta hoje:

Vale5: com alta de 0,77% e máxima de 2,10%.
Bbas3: com alta de 4,86% e fechou na máxima do dia.
Goll4: com baixa de 2,49%, sentiu a resistência do Fibonacci e realizou, mas chegou a estar com alta de 2,88% no período da manhã.
Sdia4: com alta de 3,70% e máxima de 4,0%.
Siderurgia: Todas fecharam positivas (usim5, ggbr4 e csna3) com destaque para Usiminas com alta de 6,40%.

Mais uma vez a petr4 não ajudou o ibovespa a superar os 46.500 ptos. Encerrou com alta de apenas 0,07%, ainda sob o efeito do pré vencimento de opções que termina na segunda feira.

Tendo em vista que estamos perto de uma forte resistência no diário do Ibovespa, não aconselho ninguém a ficar comprado, apenas se encerrar o pregão acima dos 46.500 pontos. Os touros se sentirão aliviados para caminhar rumo aos 48.000/48.500 pontos. Mas de qualquer forma, a tendência ainda é de alta tanto no diário como no intraday.

Relativos ao pregão de quinta feira:
Destaque positivo para jbss3, usim5 e lren3;

Destaque negativo para netc4*, arcz6 e vcpa4.
* Ações da Net – rumores do fim da cobrança pelo ponto extra de TV a cabo.

Para sexta feira, destacamos a divulgação do índice de confiança do consumidor nos Estados Unidos, além da divulgação dos resultados trimestrais do Citigroup e General Eletric.

Do ponto de vista técnico, após a fraca correção dos últimos dias, segue a sua tendência de alta. Fechou brigando perto da resistência dos 46.500 ptos e pela segunda vez, poderemos testar o forte ponto novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário