segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Point of view - 14/09

O Ibovespa fechou acima da máxima do topo anterior de 58.633 pontos, abrindo espaço para a busca dos 60.000 pontos e depois para a forte resistência do Fibonacci na região dos 63.000 pontos. Logicamente que para testar esses patamares de 63/64 mil pontos, exigira a entrada de maiores volumes de capital externo, atrelado aos bons indicadores econômicos e balanços do terceiro trimestre acima das expectativas.

Hoje o mercado foi marcado pela boa volatilidade, o Ibovespa amanheceu em baixa de -1%, mas ao longo do pregão, conseguiu reverter o prejuízo e encerrou suas atividades na máxima do dia com alta de 0,86% aos 58.867 pontos e volume financeiro de R$4 bilhões. Para este mês, ou mais tardar o mês que vem, o mercado local aguarda o upgrade para o risco Brasil pela Agência Moody´s. Este fator pode ser um dos motivos da alta recente do Ibovespa e da entrada de estrangeiros no mercado acionário, o que tornará o custo Brasil mais atrativo para os investidores internacionais.

Os destaques positivos do índice Ibovespa foram:
Arcz6 alta de 5,0%
Vcpa3 alta de 4,8%
Gfsa3 alta de 3,8%

E de baixas:
Csan3 baixa de -1,7%
Tcsl3 baixa de -1,2%
Embr3 baixa de -1,1%

Graficamente, segue rumo à resistência dos 60.000 pontos no gráfico diário. Para reforçar a alta, ainda hoje deu compra também no indicador MACD. As bandas de bollinger continuam abertas e ainda sem sinais de desaceleração.

Análise Gráfica de alguns ativos:

Operações Especulativas (trade abaixo de 2%):

- Mrfg3 realizou até a média de 8 dias e se segurou com alta de 1,8%.
- Tend3 temos agulhada nos 60 minutos, pode render mais um bocadinho.

Operações para swing-trade (trade acima de 2%):

- Embr3 stop nos 9,70 e objetivo na região dos 10,65. Primeiro objetivo cumprido, agora mira os 11,20.
- Usim3 enquanto mantiver acima de 42,0 vale a compra.

Operações finalizadas:

- Vcpa3 gerou uma rentabilidade de 6% durante o intraday.

- Frio3, depois da última indicação rentabilizou acima de 10%. A forte resistência na região dos 9,0.

Bons trades.

8 comentários:

  1. Os gráficos se comportam de determinada maneira para indicar uma tendencia, ou uma tendência ocorre porque o gráfico ficou de determinada maneira..

    em outras palavras, será que não é a análise grafista que faz o movimento seguinte?

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com o Carlos...acho que muito do movimento do mercado é de certa forma "causada" pelos investidores. Acho que não é só a lei universal da oferta e procura que determina esse sobe e desce.

    ResponderExcluir
  3. Carlos, o gráfico nada mais é que o movimento de oferta e demanda de preços. O gráfico representa de fato o que esta ocorrendo com determinado ativo, se a pressão esta vendedora ou compradora. Nós analista tecnico, temos que interpretar o que esta ocorrendo com os preços e operar a favor da tendência e nunca contra, apenas isso!

    ResponderExcluir
  4. Sim, mas fico pensando, como que é possível um desenho de gráfico apontar uma tendência tão inexata. Me ocorreu que o fato de um grafico apresentar uma tendencia de alta, faz com que todos saiam comprando, o que acarreta em uma alta repentina, comprovando a tendencia apontada pelo grafico. Pensei então: Será que não é a tendencia apontada pelo grafico que efetivamente causa o movimento? provocado pelos proprios grafistas..

    ResponderExcluir
  5. Boa noite,
    Eu ja havia pensado nisso tambem, que o Carlos falou... Talvez seja isso mesmo...

    Alexandre, ali vc indica um trade com TEND3
    Estou num trade com TEND3 e ja com +7,23%!(comprado desde R$4,98 desde 14/setembro.

    Neste mesmo dia entrei num trade comprado em POSI3 e fui stopado.

    Mas como estava escrito em um bom livro:
    "Pequenas perdas + pequenos lucros + grandes lucros = Riqueza no longo prazo"

    Sem duvida alguma, o mercado acionario é um dos melhores do mundo!

    Bons trades!

    Alberto

    ResponderExcluir
  6. Carlos, rs...quem me dera se o movimento do mercado fosse em função dos grafistas. Só para vc ter uma idéia, menos de 5% do investidores que aplicam na bolsa usam graficos para a sua tomada de decisão. Logo, não são os gráficos que determinam o preço e sim o contrário.

    ResponderExcluir
  7. Alberto, sempre digo o seguinte, se vc conseguir rentabilizar o seu capital acima da renda fixa e poupança, vc ja sera um vencedor no mercado acionário e poderá ser considerado um guru da bolsa. A renda fixa e poupança pagam em média 0,6%/mês. Se mantiver uma estratégia de 2% mês ao longo de 10 anos, verá a diferença absurda que esses 1,4% apresentara no final.

    ResponderExcluir
  8. Hehe, então deixem minha teoria pro lado :)
    Alexandre, quero te parabenizar mais uma vez pelo blog e já estou espalhando para conhecidos meus.

    Um abraço

    ResponderExcluir