sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Análise Gráfica Ibovespa Diário



O ibovespa cumpriu o primeiro objetivo de queda parcial ao tocar no suporte do Fibonacci e na LTA primária de longo prazo. A forte volatilidade determinou o pregão no intraday, depois da queda de -4,0%, o Ibovespa se recuperou e finalizou o dia com queda de -1,8% aos 62.762 pontos e volume financeiro acima da média de R$8,8 bilhões.
.
Após ter respeitado o suporte do Fibo e LTA, o índice e os ativos sinalizam um repique altista para a próxima semana. Importante destacar que mesmo com repique, a tendência atual predominante no curto prazo é de queda, enquanto os preços trabalharem abaixo da média de 20 e 55 dias.
.
Fica evidente pelo gráfico acima, que o suporte agora é a mínima dessa semana que foi nos 61.340 pontos. Se começar a perder essa mínima, além de perder o suporte do Fibo, perderá também o suporte da linha de tendência de alta de longo prazo. Caso perca o fundo, os próximos suportes estarão nos 58.800 pontos (média de 255 dias) e depois os 55.150 pontos (linha do Fibo e topos e fundos anteriores).
.
O mercado no atual momento segue mais baixista do que altista. Logo, nos repiques de alta, tenha objetivos de lucro e stops bem definidos.
.
Bons trades e bom descanso depois de uma semana turbulenta!

13 comentários:

  1. Ei alexandre, tudo certo?

    Percebi que você utiliza escala logarítmica no seu cartezyan - descobri isso pois estava tentando achar essa LTA primária no GRAFIX e não estava conseguindo. Só consegui encontrar quando acionei a escala logaritmica dos gráficos da advfn -.

    Gostaria de saber qual a diferença do uso da escala logarítmica e da escala padrão. Interfere na análise dos dados?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal,

    Pois é, as linhas de tendencia não são as mesmas para a escala linear ou logarítmica. No entanto, a vantagem de você trabalhar na escala logarítmica é que você está interessado na variação relativa do preço (quanto em % ela cresceu) e não no preço em sim. Por exemplo, para um ativo que varia de 2,00 para 2,50 você tem uma variação de 25%. Mas para um ativo que varia de 50,00 para 50,50 (também 50 centavos), você tem uma variação de 1% apenas, e isto não é levado em conta, ou não é tão clara, na escala linear.

    ResponderExcluir
  3. João Paulo,

    Tente ver nos gáficos da advfn a variação dos ativos, como PETR4, desde 1994 nas escalas lineares e logarítmicas, você vai se impressionar pela diferença e pelas LTAs...

    ResponderExcluir
  4. Marcos, obrigado pela ajuda.

    Pelo que eu pude entender aqui, no curto prazo tanto a escala logarítmica quando a aritmética não diferem muito entre si. Porém, para períodos de longo prazo, a escala logarítmica ganha uma relevância bem maior que a aritmética.

    Certamente, foi por isso que o alexandre usou a escala logarítmica.

    ResponderExcluir
  5. Olá Alendre,

    estive lendo o livro "Aprenda a operar no mercado de açoes " que você indica do Alexandre Elder. Ele utiliza uma técnica para a escolha dos ativos chamada Triple Screen, e procura sempre divergências entre o MACD, IFR e o comportamento do preço do ativo.

    1- Gostaria de saber sua opinião a respeito desta técnica(Triple Screen), e te perguntar se você utiliza ela na escolha de seus ativos.

    2- Queria que você desse uma olhada na BRTO4 ativo que encontrei divergência altista no MACD diário e o papel continua caindo.

    Desculpe o abuso!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Alexandre, pessoal, boa noite...

    Alexandre, você falou sobre os repiques de alta que devem vir esta semana. Mas tipo, se o mercado já realizou até o Fibbo, e até a LTA pimária, e se a longo prazo continua altista, acha que ainda pode vir mais realizações??? Em termos fundamentalistas, um valor justo para o IBOVESPA no final de 2009 seria 62000, sem contar que li em algum lugar que todos os indicadores já estão no chão, indicando sobre venda, é isso mesmo? Então estes repiques seriam o início de uma reuperação ou um repique tem esse nome porque vem uma alta e depois torna a cair? Um outro ponto é que a análise fundamentalista estima a bolsa para o fim de 2010 a 85000, então nos patamares atuais seriam quase 30 por cento de Up ainda? Seria isso mesmo? Desde já obrigado pela ajuda... Abraços e ótimos trades...

    ResponderExcluir
  7. Olá Alexandre,
    mais uma dúvida. Estou acompanhando BTOW3 e a ação caiu abaixo do suporte que vc estabelceu. Vc acha que ainda vale uma entrada pra ganho rápido em um repique?

    Obrigado!
    Abs

    ResponderExcluir
  8. João, tudo bem!
    Na escala log... você consegue representar uma variação dentro de um intervalo muito grande, em um pequeno espaço. Evidentemente isto tem um custo na precisão interpretativa e requer olhos mais treinados na hora de visualizar o gráfico e entender o que está sendo mostrando.

    abs

    ResponderExcluir
  9. Marcos, parabéns pela explicação, muito boa!

    De forma prática é isso mesmo.

    Abs

    ResponderExcluir
  10. Para quem opera curto prazo, tanto faz usar log ou linear.

    Agora quem quer visualizar um gráfico de longo prazo, o indicado é a escala log, até para entender melhor o que se passa com o ativo.

    abs

    ResponderExcluir
  11. Esse método do Alexander Elder, se aplicado de uma forma correta com stop, é um excelente recurso. Eu não utilizo até por falta de tempo. Já estou tão acostumado com os gráficos diário, semanal e mensal que os trades sem querer acabam entrando nos crivos 1, 2 e 3 automaticamente.
    Brto4 - realmente tem divergência, caso compre, o stop na perda dos 12,50.

    ResponderExcluir
  12. Augusto, td bem!

    De fato respeitou um belo suporte, mas no mercado nada é certo. Dai o risco que é determinado por cada operador. Se vc comprou nesse fundo e acontecer de não perder, parabens, um belo trade. Se perder, stopa! E assim que funciona no mercado, não tem como saber onde sera o fundo definitivo nem o topo histórico. Em 2008, o Ibovespa saiu de 74mil e foi para 29 mil, nada menos que 45 mil pontos de correção. Em vários patamares da queda de 2008, muitos analistas diziam que tal ponto era o fundo e que não iria perder, todos erraram muito feio. Por isso, minhas análises são por etapas e sem advinhar o futuro.
    Se passar o topo de 74 mil não só projeta os 85 mil como os 100 mil pontos pelo Fibo.

    abs

    ResponderExcluir
  13. Diogo, td bem! vale a aposta sim na Btow3, mas sempre respeitando o stop. Hoje ela tem um stop claro nos 34,80.

    abs

    Bons trades

    ResponderExcluir