quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

A estrutura mental de um trader de sucesso!

A atividade de um trader exige um grande preparo emocional. É preciso desenvolver um grau elevado de autocontrole e auto-avaliação pessoal para conseguir diminuir a carga emocional que o mercado oferece enquanto os preços se movimentam. Mesmo quando o sujeito não está posicionado na compra ou na venda, o movimento dos preços pode atingi-lo emocionalmente e levá-lo a entrar no mercado no momento errado. Para evitar esse problema, é preciso avaliar a nossa estrutura mental e eventualmente modificá-la para alcançar resultados melhores. Por mais que um trader seja inteligente e domine alguma estratégia consistente, ele não desenvolverá bons resultados se não estiver preparado mentalmente.
O primeiro passo é abrir mão do sonho de ganhar muito dinheiro num curto espaço de tempo. As pessoas são levadas ao mercado pela ilusão de ficarem ricas em pouco tempo e sem muito esforço. A chance de isso acontecer é muito pequena, comparável a ganhar na Mega-Sena. Quanto maiores forem as expectativas de ganhos, maior será a carga emocional gerada em cada operação. Entre no mercado com expectativas mais baixas, esqueça um pouco o resultado financeiro imediato. Coloque o foco em aprender como o mercado funciona e quais são as possíveis estratégias a serem adotadas.
Na nossa sociedade, todos estão preocupados em ganhar mais dinheiro, em ter mais dinheiro. Isso acontece porque as pessoas são valorizadas pelo quanto elas têm ou aparentam ter. Cria-se uma identificação com o dinheiro. Quanto maior a identificação com o seu patrimônio, maior será a carga emocional presente na hora de comprar e vender ações. Pode parecer um paradoxo, mas quanto maior a preocupação em ganhar dinheiro ou o medo de perder, mais difícil será efetivamente produzir lucros.
O próprio movimento dos preços é gerado pelas decisões emocionais dos participantes do mercado. Os preços caem quando se toma uma atitude pessimista em relação ao futuro; os preços sobem quando os agentes ficam otimistas. Aquele que usar os seus instintos básicos para tomar decisões irá vender nos fundos e comprar nos topos, pelo medo de perder dinheiro ou pelo medo de deixar de ganhar.
O medo é a aversão a repetir uma experiência que gerou dor no passado. Quando se tem uma experiência negativa, se gera uma crença limitante em relação à atividade que gerou aquela dor. Se o sujeito passa por uma experiência negativa no mercado, ele passa a operar para evitar que aquela experiência se repita. Com isso o objetivo de ganhar é trocado pelo objetivo de evitar a dor. As operações produzidas sob o efeito do medo têm uma chance muito pequena de darem certo.
No mercado, ele fará você ficar cego diante do cenário, exagerar no otimismo ou no pessimismo. Por exemplo, quem faz uma compra acredita que os preços vão subir no futuro e tem medo que eles caiam. Nessa situação, o sujeito começa a olhar o mercado com um viés altista, dando atenção apenas às informações positivas sobre aquele mercado, deixando de avaliar corretamente as informações negativas, o que gera um cenário mais positivo do que a realidade demonstra. Nesses casos, geralmente o sujeito se dá conta do cenário real quando é muito tarde, encerrando a posição com uma perda maior do que a necessária.
Para evitar esse comportamento, o segundo passo é aceitar a incerteza do mercado. Aceitar o fato que em algumas operações será produzido um prejuízo. É necessário colocar no mercado de renda variável apenas um valor que você possa perder. Você precisa criar um plano de trade objetivo, com regras claras. Quanto mais detalhado for o seu plano de trade, menor o espaço para uma decisão emocional. Por melhor que seja o seu plano, sempre existe algum risco de prejuízo.
Na minha experiência treinando milhares de pessoas, o controle emocional é mais importante que a inteligência. Para ganhar no mercado você precisa aceitar a possibilidade de perdas, coisa que poucos têm a capacidade de fazer. De uma maneira geral, os indivíduos preferem a ilusão da certeza à realidade do risco, e vivem as suas vidas dessa maneira. O mercado demonstra rapidamente o quanto essa atitude é perigosa.
Por: Leandro Ruschel

6 comentários:

  1. Show de bola..
    estou aprendendo isso na prática, sem afobacao e utilizando calma e vendo a realidade(e gráficos XD)todos conseguem realizar lucros, so que sempre tem o risco de prejuizo...
    T+
    Brenno.

    ResponderExcluir
  2. Otimo texto Alexandre, mais um ensinamento que deve ser levado em conta e nunca esquecido.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Impressionante como isso é verdade. Eu passei quase 2 meses estudando o máximo que eu consegui sobre finanças pessoais e bolsa de valores antes de realmente começar a operar. Íncrivel como em menos de duas semanas de fato operando já sinto claramente todas as ansiedades listadas ai pelo Leandro. Falta-me, óbvio, muita experiência, pelo menos estou tentando ir pelo caminho que eu suponho ser o correto, admito meus erros e tento corrigi-los. Vai dar um trabalho...

    ResponderExcluir
  4. Otimo texto esse q vc trouxe Iura.
    No entanto, acredito que definir a própria estratégia não é tarefa simples. É só pesquisar a quantidade de setups existentes nos fóruns de AT.
    Gostaria de saber qual é a sua estratégia específica, com a qual vc atua nos simuladores.
    meu email é edjardessantos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. No final das contas, o nosso comportamento é mais importante que o comportamento do mercado como disse Ben Graham.

    Excelente postagem.

    Júlio

    ResponderExcluir
  6. É,

    como dizia o alexandre helder:
    "o sucesso nas operações de mercado baseia-se em três palavras começadas com M. Mind (mente), Method (método, ou pra quem preferir, o seu sistema) e Money(dinheiro)."


    Até mais.

    ResponderExcluir