quarta-feira, 15 de abril de 2009

Point of view - 15/04

Apesar da Bolsa Brasileira ter apresentado o segundo dia consecutivo de realização com queda de -0,32% em 45.272 pontos, um fator positivo é que durante o intraday demonstrou força de recuperação tendo em vista que bateu a mínima nos patamares de -1,34%, e no final do pregão o índice deixou um martelinho de reversão no diário em cima da média móvel de 08 dias.

Se considerarmos os candles de reversão deixado hoje nos principais ativos, provavelmente para amanhã, teremos um dia positivo. Para os comprados, um bom ponto de stop seria a perda da mínima de hoje do Ibovespa nos 44.810 pontos. Hoje só não fechamos positivo em função da realização da Petrobrás (Petr4/Petr3), que cederam fortemente -1,7% e -2,5%.

Será que iremos testar novamente os 46.500 pontos?, considerando que esses dois dias de correção está dentro de uma tendência de alta no diário. Nada a temer por enquanto para os que acreditam na alta (touros), somente abaixo de 42.700 pontos começaria a pesar para a venda (ursos).

Como destaquei ontem, para passar esses 46.500 pontos e ir em busca dos 48.000 ptos, necessitará um pouco mais de volume de estrangeiros e notícias favoráveis no mercado internacional (balanços e indicadores internos dos USA).

Já nos USA, foi bem diferente, o Dow Jones subiu 1,38%, tendo em vista que o livro Bege mostrou que o FED está ligeiramente mais otimista com as condições econômicas do país em comparação ao relatório do mês anterior, dando sinais de estabilização em determinados setores da economia.

Relativos ao pregão de quarta feira:
Destaque positivo para lren3, cgas3 e dura4;

Destaque negativo para embr3, tcsl3 e alll11.

Para quinta feira, teremos mais um dia de relevantes indicadores nos USA, e a atenção estará voltada para construção de casas novas e novos pedidos de auxílio desemprego às 9:30hs.

Graficamente, o Ibovespa sentiu o suporte da média móvel de 8 dias (conforme o gráfico abaixo), com leve chance de recuperação. Ainda destaco a importância do Ibovespa encerrar acima dos 45.500 ptos na semana com a finalidade de não configurar um topo (figura de reversão), que não seria nada agradável para os apostadores na continuidade da tendência de alta.

Se o Ibovespa colaborar, podemos ter um dia de continuação de alta na vale5 e bbas3, além das citadas anteriormente, goll4 e sdia4. Ainda podemos destacar o setor de siderurgia, que mostrou boa recuperação no dia de hoje.

Bons trades.

2 comentários:

  1. Opa! O que são os dados embaixo do gráfico? Seriam datas ou o q? Valeu:D Sdia4 Aparenta estar legal realmente para hoje, Pelo que vi, o MM8 e o MM3 passaram o 21, e Tão já passando o 25, ous eja, bom sinal não? ou tou enganado? Segue a img:
    http://img105.imageshack.us/my.php?image=sdia41604.jpg

    Até mais

    ResponderExcluir
  2. Zerty, tudo bem!
    Não consegui abrir o link abaixo.
    abs

    ResponderExcluir