terça-feira, 14 de julho de 2009

Point of view - 14/07

Mais um dia de realizações no mercado doméstico, mas sem grandes desesperos. Apesar do fechamento não ter agradado, ainda encerramos acima da mínima de ontem. Tudo positivo lá fora e aqui negativo, a qualquer momento o Ibovespa ira buscar essa diferença.

No final das contas, o Ibovespa encerrou as atividades com queda de 0,64% em 48.872 pontos com volume financeiro de 4,8 bilhões. Enquanto o Dow Jones finalizou com alta de 0,33% aos 8.359 pontos. De fato, os balanços do Goldman Sachs e da Johnson & Johnson superaram as expectativas dos analistas, colaborando para a valorização do índice.

Dentro do Ibovespa, os destaques positivos foram o setor aéreo com a Goll e Tamm, com alta de 6,5% e 5,6% respectivamente. Do lado negativo, podemos destacar a Brtp3 com baixa de -10,7%, Cesp6 com -5,4% e Telemar pn com queda de 3,7%.

Graficamente, o Ibovespa vem negociando dentro de um canal de baixa e abaixo da média móvel de 20 dias. Enquanto mantiver esse cenário, os ursos são dominantes e ditam as regras.

Para ganhar num mercado onde os ursos são mandantes, temos algumas formas de operações:

· Alugar papéis;
· Vender opções a descoberto;
· Vender ativos a descoberto para Day trade;
· Vender mini contratos da Bmf (o mais indicado).
· Ou ficar líquido e esperar o melhor momento para ir as compras.

Para quem quer aprender a operar mini contratos do Ibovespa, Mini Dólar, Boi Gordo, Café, Milho, Soja e DI no mercado futuro, foi criado um simulador com premiações, similar ao da Folhainvest. No endereço Simulador BMF


Bons trades.

6 comentários:

  1. olá sou iniciante no mercado financeiro e tenho duvidas. Ex: eu tenho 100 acões da PETR3 que comprei por 30,00 reais dando um total de 3.000 mil reais caso ela suba uns 8% minhas acões vão valer 3240 reais, eu poderia vender esse lucro de 8%?

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se alguem poderia indicar alguns livros para que eu possa sanar minhas duvidas em relação ao mercado financeiro. desde já grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  3. Olá Alexandre!
    Com a brusca alta de hoje, a tendência vai ser de alta pelo resto da semana já que a resistência dos 51000pts parece que vai ser rompida??? Você opera no mercado futuro e de opções também? Vlw pelas answers, Abraço!

    ResponderExcluir
  4. André, tudo bem...lógico que pode vender sim com o lucro de 8%, e se subir mais, pode vender da mesma forma, até com lucro de 1000%.

    ResponderExcluir
  5. André, os dois livros do Alexander Elder indicados aqui mesmo no blog.

    ResponderExcluir
  6. Opero mini contratos do ibovespa da Bmf e opções raramente, apenas quando vejo oportunidades claras na petr4 e vale5, fazendo uma apostinha a seco.

    ResponderExcluir