sexta-feira, 17 de julho de 2009

Point of view - 16/07

Semana agitada e poderemos terminar com forte rally de alta, tendo em vista que com apenas 3 pregões reverteu um movimento de queda de semanas, principalmente no índice Dow Jones. Tendo em vista que o intraday se encontra esticado, o Ibovespa abre espaço para uma pequena realização, mas de qualquer forma o semanal tende a fechar com candle muito agradável para a tendência de alta (touros). Se a semana que vem começar a romper a máxima dessa semana e fechar acima, temos tudo para mudar a tendência novamente para alta.

No mercado local, o Ibovespa encerrou o dia com valorização de 1,2% aos 51.918 pontos com volume financeiro de R$4,8 bilhões. Hoje o dia praticamente acompanhou o bom desempenho da bolsa americana, considerando que o Dow finalizou o pregão com alta de 1,11% aos 8.711 pontos.

Os destaques positivos foram:
Goll4 com alta de 5,9%
Gfsa3 com alta de 5,2%
Prga3 com alta de 4,8%

E de baixas:
Tcsl3 com baixa de -22,7%
Ccro3 com baixa de -2,9%
Rsid3 com baixa de -1,8%
Essa queda da Tcsl3 (Tim) esta diretamente relacionada a decisão da CVM de não obrigar a Italiana Telco a realizar a OPA (Oferta Pública de Aquisição) das ações da empresa brasileira.

Graficamente, o Ibovespa rompeu a LTB (linha de tendência de baixa) e os preços estão negociando acima da média de 20 dias. Pelo visto os ânimos estão retornando para os mercados acionários.

Para essa sexta feira, nova rodada de balanços americanos e indicadores econômicos que podem influenciar e dar volatilidade aos mercados. No Brasil destaque para o balanço trimestral da VCP Celulose e nos Estados Unidos estão previsto balanços do Bank of America e Citigroup.

Todos os sistemas gráficos atuantes no mercado, disponibilizam de 15 a 30 dias de forma gratuita para teste as cotações on line e estudos gráficos. Seguem algumas:
www.ae.com.br
www.nelogica.com.br
www.enfoque.com.br
www.cma.com.br

Bons trades.

2 comentários:

  1. Fala Alexandre!
    Seus comentarios estao me ajudando no meu aprendizado! Obrigado por compartilhar seu conhecimento e experiencia!
    Este spinning top do IBOV q formou na Sexta, será q vamos ter uma leve queda pra depois irmos pros 55k ou terá força pra ir direto ? Qual cenário mais provável na sua opiniao ?
    Abraco!
    Mauricio

    ResponderExcluir
  2. Td bem Borgesm! Valeu! Depois desse fechamento no semanal no Dow e Ibovespa, tem tudo para ir direto, o que pode acontecer é apenas uma correção no intraday, mas os touros voltaram a dominar a tendência novamente.

    ResponderExcluir