quinta-feira, 30 de julho de 2009

Point of view - 29/07

O Ibovespa finalizou o pregão com desvalorização de -1,35% aos 53.734 pontos e volume financeiro de R$4,6 bilhões, em um dia de realização de lucros em função das notícias que não agradaram o mercado. O preço do petróleo apresentou forte queda de 5,8%, afetando as empresas petrolíferas e o livro Bege do Fed mostrou que o mercado de trabalho e imóvel ainda permaneça desfavorável.

O resultado da Vale do Rio Doce ficou abaixo do esperado pelo mercado, o lucro líquido da Vale totalizou R$1,4 bilhão no segundo trimestre deste ano, retração de 81,5% se comparado aos R$7,9 bilhões verificado no mesmo período do ano anterior. A receita líquida também retraiu forte, R$10,6 bi, contra R$18,3 bi no ano anterior.

Para quinta feira, o Banco Central divulga a ata da última reunião do Copom. Nos Estados Unidos sai o relatório sobre o número de pedidos de seguro-desemprego. Além disso, serão divulgados balanços da Avon, Renault, Mastercard e ExxonMobil. Por aqui, serão divulgados balanços da Embraer e Construtora Tenda.

BM&F Bovespa lança programa de TV e quer 5 milhões de investidores
Em uma estratégia agressiva de popularização do mercado, a BM&F Bovespa planeja multiplicar por dez a base de investidores pessoa física com aplicações em ações nos próximos cinco anos.
Assim, o total de aplicadores subiria dos atuais 521 mil para cerca de 5 milhões dentro deste prazo.A informação foi divulgada hoje pelo diretor-presidente da BM & FBovespa, Edemir Pinto, durante o anúncio de uma parceria com a TV Cultura para exibição de um programa semanal na emissora, com o nome de Educação Financeira.
Segundo Edemir, o orçamento da empresa para estratégias de popularização do mercado é de R$ 20 milhões este ano, o dobro do aplicado no ano passado.Vale lembrar que, em 2002, os investidores pessoa física no Brasil com ações em custódia somavam apenas 85 mil.Para dar uma idéia do alcance da nova iniciativa, a BM&FBovespa informou que o programa "Educar", desenvolvido nos últimos quatro anos pela companhia, atingiu um público de pouco mais de 100 mil pessoas desde que foi lançado.
Com a nova iniciativa, espera-se alcançar uma audiência de cerca de 80 mil pessoas todas as semanas apenas na Grande São Paulo. A estréia do Educação Financeira será no dia 8 de agosto. O programa passará aos sábados, às 10h15, e terá duração de 12 minutos, em dois blocos de 6 minutos cada. O formato inclui a apresentação em estúdio, entrevistas com a população e imagens externas. Segundo a BM&FBovespa, o Educação Financeira abordará temas mais simples, como orçamento familiar, endividamento e poupança, e também mais complexos, como ações e mercado futuro. (Fonte Valor OnLine)

Bons trades.

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