segunda-feira, 18 de maio de 2009

Point of view - 15/05

Teremos uma semana determinante para o futuro do Ibovespa, depois de nove altas semanais consecutivas, o índice resolveu ceder e realizou -4,6% na semana. No gráfico diário seguramos em cima da média móvel de 20 dias, que se perdido, poderemos ter uma realização mais aguda do Ibovespa para o curto prazo.

Encerramos a semana com queda de -0,89% aos 49.007 pontos. Nos Estados Unidos, o Dow Jones também encerrou no vermelho com desvalorização de -0,75%. Depois do vencimento das opções que ocorre nesta segunda feira, esperamos uma melhora do mercado, mas os indicadores previstos do segmento imobiliário nos EUA, ata do FED, Novos Pedidos de Auxílio-Desemprego devem superar as expectativas para que tal fato ocorra.

Mesmo que haja uma realização mais forte na semana, não devemos perder os 46.500/46.700 pontos, região de forte suporte do Fibonacci. Nesse ponto devem aparecer boas compras dos principais ativos negociados no Ibovespa. Mas de qualquer forma vamos aguardar o mercado fazer um fundo para novas compras.

As maiores altas do pregão de sexta feira foram:
Brasken 5,85%
Marisa 4,94%
Suzano Papel 4,83%

E as baixas foram:
ALL Amer -5,41%
Sadia -4,53%
Gafisa -3,91%

Graficamente, estamos acima da média de 20 no diário. Mas no gráfico semanal, infelizmente ainda temos espaço para maiores realizações, como primeiro objetivo nos 46.700 e depois nos 43.500 pontos (do valor atual para o suporte uma queda de -11%).

Já venho dizendo nos relatórios anteriores sobre a resistência dos 51.500/53.000 pontos, bom para os conservadores e seguidores do blog que já devem estar líquidos nas suas posições apenas aguardando o mercado dar novos pontos de entrada mais plausível.

Bons trades.

4 comentários:

  1. Alexandre, você citou como boas compras os principais ativos do índice. Poderia postar um gráfico do papel Vale5 ou Petr4?

    ResponderExcluir
  2. E ai Alexandre,, eu sei que minha pergunta pode ser muito obvia mais é importante para mim para meu aprendizado, ja que eu sou apenas um iniciante na bolsa de valores... me responde essa:
    Os papeis que deveriam ser comprados na manhã de segunda feira 18/05 seriam os de maiores baixas, e os que deveriam ser vendidos seriam os de maiores altas? Explique se existe uma regra certa para o lucro?
    Abrsss Marcos

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite A Todos!
    Galera da mesma forma que vcs eu também sou leigo no assunto as estou pesquisando muito hehe.
    Hoje me supreendi com a alta da Bovespa, por que havia chances de realização de lucros, tive uam alta muito boa nos meus papeis de 12% para um dia! COM OHL e Gol.
    Augusto Gráficos voê pode aconpanhar o br.avfn.com, la vc configura da forma que quiser e é gratuito.
    E no site www.nelogica.com.br você vai encontrar vários tutoriais de análise técnica é de como funcionam os gráficos

    Flw abraços

    ResponderExcluir
  4. Marcos, não existe regra certa para o lucro, quem dá pontos de compra é o gráfico e o ativo pode estar subindo ou caindo.

    ResponderExcluir