quarta-feira, 8 de julho de 2009

Point of view - 07/07

O Ibovespa apresentou a quarta desvalorização consecutiva e perto de acionar o OCO (ombro-cabeça-ombro), figura de queda. Caso perca os 49.100, a projeção do indicador levará o índice para os 47.700 pontos como primeiro suporte, e logo depois os 45.500 pontos.

Depois de ter apresentado uma recuperação no intraday de ontem, o ibovespa devolveu tudo e com juros no dia de hoje. O índice apresentou uma queda de -2,3%, aos 49.456 pontos e volume financeiro de 5,4 bilhões. Na bolsa americana não foi diferente, o Dow Jones cedeu -1,94% de perdeu um importante suporte nos 8.200 pontos. Provavelmente, nessa quarta-feira, os mercados acionários globais acompanharam o desenvolvimento do Dow Jones, em função da perda desse importante suporte.

Cabe destacar que a semana será mais curta para o mercado acionário brasileiro como feriado paulista da Revolução Constitucionalista na quinta-feira. Logo, teremos volatilidade na sexta-feira, tendo em vista que as ADR´s brasileiras serão negociadas normalmente na Bolsa Americana Nyse.

Mesmo com essa forte queda no mercado doméstico, ainda apresentou destaques positivos que foram:
Goll4 +5,6%
Rsdi3 +1,7%
Cesp6 +1,6%

Do lado negativo, destacamos:
Brap4, Vale5 e Rdcd3 com quedas de -5,5%.
Sabesp -4,7%

Graficamente, o gráfico ficou pesado na venda, e os Ursos provavelmente entraram em cena, caso os 49.100 pontos seja perdido. Mas tudo leva a crer que perderemos os 49 mil, e o ponto de compra mais adequado para os conservadores ficará em torno de 45.500 pontos.

Bons trades.

5 comentários:

  1. Bom dia Alexandre,

    Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo pelo blog, é realmente muito bom.

    Em segundo, gostaria de fazer duas perguntas:
    - Existe algum site com cotações em tempo real que disponibiliza vários gráficos, médias e várias ferramentas?
    - Você recomenda algum livro para aprendizagem sobre o mercado?


    Acredito que com boas ferramentas e algum conhecimento, possa começar a "adivinhar" os movimentos do mercado... pelo menos quero tentar!


    Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  2. Olá Alexandre!

    Durante esse feriado nem os serviços de HOME BROKER vão funcionar? E outra coisa, se "hipoteticamente" eu assumir uma posição e esquecer de colocar a ordem de stop e houver uma desvalorização superior a 10% dessas ações o melhor é assumir o prejuízo ou reforçar a posição? (tendo em vista que nos dois últimos dias o gráfico da ação se manteve estável PETR3)

    Vlw, Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. E ai anônimo!. aehhae

    cria uma conta neste site.
    www.advfn.com.br

    é o melhor site d graficos on line.
    nao hora do cadastro escolha DELAY DE 15 MINUTOS.
    senao vc é toda hora desconectado do site pelo falo d ser usuário FREE.
    abraço

    ResponderExcluir
  4. Gráficos e cotações em tempo real (pago) temos o Broadcast (www.ae.com.br), nelogica (www.nelogica.com.br), Cma (www.cma.com.br) e enfoque (www.enfoque.com.br)

    Gratuito e com delay temos o Cedrofinances (www.cedrofinances.com) e Advfn (www.advfn.com).

    Em relação aos livros, recomendo os dois do Alexander Elder, indicados aqui mesmo no blog.

    ResponderExcluir
  5. Jean,

    Agora no feriado nada funcionara, apenas lá fora.
    Esse tipo de estrátegia é muito pessoal. Eu geralmente realizo o prejuizo, mas se vc acreditar que o mercado ira pra cima, vc pode reforçar a posição e sair no preço médio, ou amenizar o prejuizo.

    ResponderExcluir