sábado, 23 de maio de 2009

Aula 05 - Uma breve definição de Touros e Ursos

Seja qual for a verdadeira origem dos termos, o fato é que eles já são pronunciados por investidores há quase três séculos. Comumente utilizados para descrever a tendência dos mercados, bear market e bull market também têm sido utilizados para se referir aos diversos tipos de investidores.
Os bearish, que apostam em uma tendência futura negativa e os bullish, que creem justamente no oposto. Teoricamente, os termos relacionam um recuo ou avanço de mais de 20% desde o último patamar histórico. Porém, por definição, eles representam apenas uma forte tendência de baixa ou alta.
Mercado dos Ursos
Comecemos pelo bear market. A expressão é utilizada para descrever uma situação em que o mercado recua progressivamente ao longo do tempo e os investidores são motivados a vender suas posições, a fim de evitar prejuízos ainda maiores. Este movimento por vezes desencadeia um ciclo descendente difícil de superar, como foi o caso da Grande Depressão na década de 1930.
Algumas correntes no mercado acreditam que o termo tenha sido criado baseado em uma analogia aos antigos comerciantes de peles de urso. Como conta a história, tais mercadores, que esperavam por uma trajetória declinante de preços no futuro, vendiam peles de ursos mesmo antes de os capturarem. Eventualmente, a expressão se tornou sinônimo de ações vendidas com base em especulações.
É incerto se essa é a verdadeira origem do termo, mas especula-se que ele já era usado antes de 1720. O ano foi marcado pela South Sea Bubble, uma bolha econômica que se deu por meio de especulações sobre o balanço da South Sea Company, e que desencadeou um considerável movimento de venda de ações. Com esse escândalo, o termo ganhou proeminência.
Mercado dos Touros
Por sua vez, o bull market é utilizado para descrever um mercado em que os preços dos ativos aumentam mais rapidamente do que é típico. Esta situação normalmente envolve um grande volume de investidores otimistas e dispostos a comprar ativos.
A origem mais comum para o termo, porém, parece ser em resposta ao seu oposto. Especula-se no mercado que o primeiro uso ocorreu em meados do século XVIII. Em 1720, o papa Alexander teria escrito: "Os deuses devem cuidar de nossas ações (...) A Europa receberá o touro com prazer e Jeová irá, com alegria, colocar urso pra fora."
De cima para baixo e de baixo para cima
Ao longo dos anos, estes termos foram relacionados também a origens fictícias. Um dos mais usuais é a relação com os estilos de combate destes animais.
O ataque dos ursos, que geralmente ocorre de cima para baixo, indica a tendência de baixa. Enquanto o dos touros, que ocorre de baixo para cima, de alta. Outra explicação, porém menos frequente, é a de que os touros são mais propensos a serem mais violentos e os ursos mais preguiçosos.
Atualmente, muitos analistas consideram que o mercado acionário norte-americano vive um bear market, com preços extremamente baixos e investidores cautelosos. Mas, apesar disto, o mercado tem registrado alguns aumentos de preços recentemente, o que é comumente chamado de um rali de bear market.
Maior bull da história
Levando em conta a bolsa brasileira, o maior "bull" da história ocorreu durante o boom da BM&F Bovespa entre agosto de 1968 até julho de 1971, quando o mercado subiu nada menos que 900%.
Marcelo Saad

4 comentários:

  1. Grato por Mais esta aula!

    att

    Bruno Queiroz

    ResponderExcluir
  2. Estou no seguinte impasse.....não sou investidor day-trade, porém utilizo varios periodos, 15, 60, e 90......diario e semanal....costumo olhar o longo prazo e os intradiarios pra saber o momento melhor pra entrar pra aproveitar o maximo!!!...tem sentido o que estou fazendo ou devo me concentrar em periodos especificos?...pois muitas vezes fico confusso sobre qual periodo montar minhas posicoes...fico inseguro em segurar uma posicao no semanal por exemplo!!!..Alguma dica?

    ResponderExcluir
  3. O momento atual está muito indefinido. Não sei se aumento minhas posições ou se realizo e fico 100% liquido. Alguém opina?

    ResponderExcluir
  4. Thiagoaz, tudo bem! O importante no mercado financeiro é achar uma estratégia que de certo com o seu perfil, se vc esta obtendo lucros com esses períodos utilizados, deve manter. Caso contrário deve procurar outra e tentar utilizar período específico.

    José, tudo bem! Disse tudo, estamos num momento indefinido, estamos comprado no diário pelos indicadores, porém ainda abaixo dos 53.000 pontos. No meu caso, não ficaria totalmente comprado, e aguardaria a melhor definição.

    abs

    ResponderExcluir