quarta-feira, 6 de maio de 2009

Point of view - 05/05

Mesmo com o Dow Jones fechando negativo em -0,19%, o índice Ibovespa vem mostrando a sua força, e encerrou o pregão dessa terça feira nos 50.669 pontos com alta de 0,53%. Estamos a mil pontos da suposta resistência entre 51.500 / 53.000 pontos. Para superar esses pontos, a agenda econômica nos Estados Unidos e a divulgação dos lucros das empresas no Brasil e no exterior deverão superar as expectativas para a manutenção da alta.

Hoje o destaque foi para o setor de papel e celulose (Aracruz e VCP) com alta de 13,57% e 12,03% respectivamente. Além do setor de papel, a Gerdau e o setor aéreo também subiram bem.

Gostaria de destacar a Goll4, além de ter feito pivot no diário, mostrou forte volume de compra. Tem potencial para alcançar os 10,0 no swing trade (de 2 a 7 dias de pregões). Stop na perda dos 7,0.

Graficamente, nada mudou, o Ibovespa continua numa tendência clara de alta no diário sem sinais de topos. Destaque negativo para o setor de construção de civil. A Gafisa amanheceu em forte alta de 6,20%, bateu na resistência dos 22 (conforme o gráfico postado no dia 29/04) e recuou até os 19,93 com desvalorização de -4,60%, isso sim é volatilidade (variação de 11% entre a máxima e mínima).

Aprenda:
Formação de preço dos ativos:
O preço das ações está diretamente relacionado a oferta e a procura. Quando as perspectivas de crescimento dos lucros de uma empresa aumentam, ampliando suas chances de valorização no mercado, a procura pelas ações da empresa também cresce e, consequentemente, seu preço.
As perspectivas envolvem fatores como a política econômica, estratégias da empresa, lançamentos, inovações tecnológicas e aumento da competitividade dentro de seu setor. Fusões, aquisições ou a possibilidade de fechamento de capital (recompra de todas as ações em circulação no mercado) também influenciam no preço das ações.

Bons trades.

5 comentários:

  1. Grato pelas explicações e pleo conhecimento que está dividindo conosco!

    Vejo que você é um trader arrijado e que gosta de arriscar porém com cautela, porém tenho pouco conhecimento para acompanhar e entender este mundo que envolve muita matemática!
    Estou querendo fazer um curso para entender melhor os gráficos.
    Voê inidcaria algum ???

    grato

    att

    Bruno Queiroz

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde Alexandre,

    Ultimamente nao tenho visto nenhum comentario sobre a ecodiesel, tenho comprado ecod3 e com a alta dos ultimos dias ela permaneceu instavel.
    Sera q vale a pena a longo prazo?

    Abs.

    ResponderExcluir
  3. e queria saber se tu tem uma ideia de ate que valor a petr4 vai atingir
    e qual a melhor estratrgia para vender e comprar as acoes
    valew

    ResponderExcluir
  4. Bruno, indico o curso do Didi (http://www.dojistar.com.br/home/index.asp)

    Adalberto, a ecodiesel tem sim espaço para mais alta, mas o ibovespa precisa fechar acima de 53.000 pontos para que as compras voltem com mais força.

    Anônimo, tudo bem? Olha a petr4 acabou de bater numa resistencia entre 33 e 33,6. Agora aguardaria realizar, ou entrar com o fechamento do papel acima dos 33,60, dai vale compra.

    abs à todos e bons trades

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, Alexandre.

    Qual será a melhor aplicação para o dia 07/05, ou seja, qual terá a melhor alta.

    Grato.
    Acacio Martins

    ResponderExcluir