quinta-feira, 7 de maio de 2009

Point of view - 07/05

Após vários dias de altas, os Ursos resolveram roubar a cena e contra atacaram, mas nada ainda preocupante, tudo dentro do previsto, depois do Ibovespa ter atingido uma área de região dominada pelos ursos, e digo mais, para superar esses 53.000 pontos, necessitara de muito volume de estrangeiros, indicadores favoráveis, balanços corporativos acima das expectativas e muito apetite dos touros para levar o índice até os 57.000 pontos (próxima resistência caso o Ibovespa feche acima dos 53 mil pontos).

O Ibovespa encerrou com realização de -2,80% aos 50.058 ptos. Os principais motivos que levaram os ursos a reagirem foram os balanços trimestrais abaixo das expectativas da GM nos Estados Unidos, e no Brasil os da Vale do Rio Doce e do Grupo Gerdau. Este último apresentou uma redução de 98% do lucro líquido trimestral se comparado com o mesmo período do ano anterior, passando de R$1,1 bilhão para R$ 35 milhões. Daí se explica porque a Gerdau foi a mais penalizada do setor de siderurgia se compararmos com a Csna3 e Usim5 desde que o mercado marcou o fundo em outubro de 2008.

Csna3 valorizou 134%;
Usim5 valorizou 91%;
Ggbr4 valorizou 75%.

Depois de várias altas seguidas, o setor de papel e celulose finalmente cedeu (VCP com queda de -11,0% e Aracruz com queda de -10,8%), e Itaú com realização de -7,6%.
Os investidores que estavam subindo mais de 20% ao dia em função da Aracruz e VCP, provavelmente no dia de hoje, reduziram os ganhos e consequentemente uma baixa no ranking.

Por outro lado, os investidores que apostaram no setor aéreo ficaram satisfeitos com o rendimento, a Tamm4 apresentou a maior alta do índice com alta de 13,4% e goll4 com +2,9%. Destaque também para a Sdia4 com alta de 5,52%.

Graficamente, apesar da forte realização o índice Ibovespa segue em tendência de alta no diário com resistência nos 51.500/53.000 ptos.

A indicação continua para o setor aéreo com espaço para maiores altas.

Bons trades.

5 comentários:

  1. Bom dia!
    Alexandre

    grato pelas dicas ante ontem comecei a investir, comecei com Aracruz e VCP hehehe, ganhei mas ontem perdi alguma coisa mas valeu apena, para uma experiência inicial e sentir o gosto do sobe desce (duplo sentido rss).


    Grato Pela dica do curso! porém por enquanto não poderei estar indo até para fazer o mesmo, sou de sp :(

    Mas gostaria de entender com se da a resistência ??

    grato

    att

    Bruno

    ResponderExcluir
  2. Gostaria que alguém comentasse sobre cemig.

    ResponderExcluir
  3. CEMIG??
    Esperamos uma recuperação o mais rápido possível, pq está fazendo um rombo na minha carteira.

    ResponderExcluir
  4. Quem são os touros e os ursos?
    hehehe

    ResponderExcluir